quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tahiti,Polinésia Francesa



Qual a imagem lhe vem à cabeça quando se fala em Tahiti?
Mar de águas cristalinas, praias desertas, nativas com flores no cabelo… Esses e outros elementos do imaginário coletivo fizeram da ilha da Polinésia Francesa uma espécie de paraíso na terra. Tahiti é o nome da maior ilha da Polinésia Francesa, um território formado por 118 ilhas que pertence à França. Ao todo, são cinco arquipélagos: Sociedade, Tuamotu, Gambier, Marquesas e Austrais. A fama do Tahiti, onde vive aproximadamente 70% da população da Polinésia Francesa, encobriu as outras ilhas da Sociedade – entre elas Moorea, Bora Bora, Huahine e Tetiaroa – e apresenta-se como cabeça de cartaz de toda a região. O turismo é a grande indústria do Tahiti, especialmente durante o festival Heiva, que acontece em Papeete. Este festival celebra a cultura indígena e a comemoração da Bastille na França. Ambos ocorrem em julho.



Paraiso! 
Tahiti é considerado um dos lugares mais remotos do mundo devido ao fato de a porção continental mais próxima ficar a mais de 5 mil Km de distância.
Um dos destinos mais procurados para Lua de Mel, reconstituindo rituais milenares, o casamento taitiano é algo inesquecível para os que já passaram pela experiência, e traz boa sorte aos noivos.
Afinal de contas, todo grande amor, merece um belo cenário!!!




Tahiti 
A maior ilha da Polinésia Francesa. A capital Papeete abriga a maior parte da população polinésia. É onde se concentra a maior parte da vida noturna e cultural, além de hotéis de luxo como o Sheraton Tahiti, Le Meridien Tahiti Hotel, Sofitel Maeva Beach Hotel e Radisson Plaza Resort. É possível contratar passeios de barco e mergulho de snorkel para interagir com os animais na água, que muitas vezes tem uma clareza superior a 200 pés. Mergulhos em naufrágios e observação de tubarões também são bastante procurados pelos mais experientes. As acomodações variam de resorts cinco estrelas, com românticos bangalôs sobre o mar a mais modestos hotéis três estrelas dedicados a atividades de mergulho. Há também opções de pousadas (bed-and-breakfast) para aqueles que procuram mais proximidade com a gente e a vida local.
Faça um tour de helicóptero. A vista das ilhas do ar é de tirar o fôlego.
Pegue um "truck" (uma mistura de ônibus e caminhão) e visite o Mercado Central para comprar artesanato de conchas, chapéus de palha, coloridos pareôs e sandálias fechadas de borracha, muito necessárias por causa dos corais das praias.



A comida do Taiti
Devido às muitas influências dos colonizadores, a gostosa comida taitiana é uma mistura da culinária francesa, asiática e polinésia, com muito peixe fresco, camarão, ostras e mariscos, frutas de todas as espécies sempre suculentas, carne de porco e de frango em pratos bem variados.
Não deixe de provar dois pratos típicos muito bons: "poisson-cru", que como o nome diz é peixe cru marinado em limão e leite de coco, e o "casse-croute", um sanduíche recheado de frutos do mar. Prove também o "faraoa coco" ou pão de coco, uma ótima sobremesa, e o "firi firi", uma espécie de donut em forma de oito. A guloseima mais famosa é a "poe", papaia assada envolta em folhas de bananeira.


Conhecendo algumas das  ilhas:
Moorea – ilha de origem vulcânica, à 18km à oeste do Tahiti. O acesso é feito por avião (07 min) ou por catamarã (30 min.).
A maioria dos hotéis está no norte da ilha, mas há muito o que se conhecer em todos os cantos de Moorea. Os principais hotéis são o Intercontinental Resort Moorea, o Sheraton Lagoon Resort & Spa, o Moorea Pearl Resort & Spa e o Sofitel Ia Ora Moorea.
Aproveite para jantar no restaurante Tiki Village, com um bom bufê de frutos do mar e show folclórico. O passeio de catamarã ao redor da ilha é dos mais bonitos, e o aluguel de jipes e motonetas é muito barato. Há ainda um passeio de mini-submarino pelos corais que faz o maior sucesso.

Bora Bora – a mais bela ilha da Polinésia, famosa por seus visitantes célebres. Rodeada de arrecifes e pequenas ilhotas, Bora Bora destaca-se pela variação de cores de suas águas.
A ilha principal abriga vilas nativas e hotéis como o Bora Bora Nui, Le Meridien Bora Bora, o Intercontinental Moana Beach Resort, o Bora Bora Lagoon Resort e o Pearl Beach Resort.

Rangiroa – uma fortaleza de corais formada por mais de 200 ilhotas, que resultam em uma lagoa com 68 km de comprimento e 25 de largura. Possui as águas mais transparentes do Tahiti, e é considerado o melhor ponto de mergulho do Pacífico. O principal hotel é o Kia Ora Village.

Tikehau
– à 300km a noroeste da Ilha do Tahiti, tikehau tem forma ovalada e é muito procurada para mergulho. Hotel: Tikehau Pearl Beach Resort.

Huahine
– uma ilha tranqüila que lembra o Tahiti de 20 anos atrás, ideal para um clima romântico. É fomada por duas ilhas unidas por uma ponte e circundada por um grande recife de corais, salpicado de ilhotas. O principal hotel da ilha é o Te Tiare Beac. 


Informações úteis:
- Distâncias: Tahiti é localizado 17 000 km de França, 5 700 km da Austrália, 6 200 km da Califórnia e de 8 800 km de Japão.

- Tempo diferença: – 10 horas GMT (- 12 horas, no Verão ou 11 horas no inverno, em comparação com Paris, – 2 horas, em comparação com o E.U.A.-costa do Pacífico).

- Clima: tropical quente e úmido. Temperatura média: 27 °.

- Línguas oficiais: francês e Tahitian.

- Moeda: Franco do Pacífico (ou FCFP).
1 euro = 119,33 FCFP (regular equivalence)/1000 Fcfp = 8,38 euros.

Fontes: http://www.noivacarioca.com.br; http://luizinhotravellingaround.blogspot.com; http://www.destinosdeviagem.com    




2 comentários: