quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ilhabela - Capital da Vela


Localizada no litoral norte de São Paulo, o próprio nome Ilhabela já denomina e confirma que a cidade é bonita por natureza. Não é por acaso que a ilha principal deste arquipélago (Ilha de São Sebastião) seja tombada como Parque Estadual. Ilhabela é famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela – os ventos constantes que sopram no Canal de São Sebastião tornam as praias da costa Norte perfeitas para a atividade. O charme também é característica marcante da região, reunindo aconchegantes pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e cafés nas ruas no entorno da Vila, como é chamado o badalado centrinho, ponto de encontro de todas as tribos depois da praia. Os ares paradisíacos da ilha ficam por conta dos cenários emoldurados por mar azul, montanhas cobertas com vegetação nativa de Mata Atlântica, cachoeiras - são mais de 300 – e praias de areias douradas e águas cristalinas como as badaladas do Curral e de Perequê. São inúmeros os pontos turísticos e as possibilidades de se deliciar neste paraíso que também é a Capital da Vela no Brasil. Sua história é marcada desde a presença de piratas e corsários, até o naufrágio de transatlânticos que repousam no mar em redor de Ilhabela.






38ª Edição da ROLEX ILHABELA SAILING WEEK



A história desse evento tem mais de 50 anos. Tudo começou quando a elite da vela paulistana resolveu migrar para Ilhabela em busca de lugares novos para praticar seu esporte. Alguns anos depois, surgia a idéia de se criar um ponto de apoio na ilha. Foi assim que, com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e dos clubes da represa de Guarapiranga, principalmente do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), em 1956, comemorava-se a fundação do Yacht Club de Ilhabela (YCI). Apesar de todas as dificuldades de acesso para se chegar a ilha, em 1973, o YCI já realizava a primeira Semana oficial de Vela de Ilhabela, com a participação de um grupo entusiasmado de sócios do YCSA e mais alguns velejadores que concordam em enfrentar horas de estradas precárias, transportando seus barcos em carretas, para estrear um campeonato recém chegado, desbravando águas totalmente desconhecidas e de condições muito diferentes daquelas da represa.
Com o patrocínio titular da Rolex desde 2007, a tradicional regata se reafirma como evento náutico internacional. A parceria contribuiu fortemente para o aumento da qualidade, prestígio e divulgação do evento, gerando interesse estrangeiro cada vez maior pela competição e fazendo com que o número de velejadores inscritos e o nível das embarcações atingissem patamares inéditos em 35 anos de história. Deste modo, a Rolex Ilhabela Sailing Week se consolida como o maior evento náutico da América Latina.




PROGRAMAÇÃO



1° de Maio Início do prazo de Inscrições (saiba mais)

30 de Junho Início do prazo de Credenciamento

2 de Julho 20h - Abertura Oficial da Rolex Ilhabela Sailing Week

3 de Julho 9h30 - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil

9h45 - Regata Renato Frankenthal - HPE 25

10h - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste

4 de Julho Dia Livre

5 de Julho 12h - Regatas

18h - Premiação Fita-Azul das Regatas de Percurso

6 de Julho 11h - Regatas de Percurso Médio

17h30 - Evento no YCI

7 de Julho 12h - Regatas

17h30 - Evento no YCI

8 de Julho 12h - Regatas

17h - Evento no YCI

19h - Premiação dos Campeonatos em paralelo

9 de Julho 12h - Regatas

17h - Evento no YCI

19h30 - Primeira premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week

21h - Segunda premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week
 
22h - Festa de Encerramento no Sea Club Ilhabela
O Sea Club vai comemorar essa data em grande estilo, com a presença do piloto e DJ Raul Boesel e o DJ Residente Hermes Pinna (para maiores informações - http://www.seaclub.com.br/)





Fontes:
http://www.risw.com.br/
http://www.seaclub.com.br/
http://www.viagemdeluademel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário