quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Viagens de Navio




A crescente procura por férias que reúnam conforto, diversão e uma bela vista para o oceano destaca os cruzeiros marítimos como um segmento promissor na indústria turística, ai vai algumas dicas para quem está pretendendo embarcar nessa idéia!

Vestuário

Em todos os cruzeiros existem uma ou duas noites formais. Normalmente na primeira noite é que você será apresentado oficialmente ao Comandante e seus oficiais. Nesta noite também, tira-se a famosa foto ao lado do Comandante, ou seja, todos se vestem da melhor maneira possível (black-tie, ternos, vestidos longos). Após a festa ou cocktail, será servido o jantar do Comandante e alguns passageiros serã convidados a sentar-se juntamente com ele e seus oficias. Após o jantar é apresentado um show, normalmente o melhor do cruzeiro e em seguida o Diretor de Cruzeiro convida todos os passageiros para a Ceia da Meia-Noite e/ou para a discoteca (dica: será também a noite que você mais irá ver oficias e tripulantes circulando entre os passageiros).

Ocorrendo uma segunda Noite Formal, não existem atividades especiais. Normalmente, também nesta noite, os cavalheiros se vestem e senhoras se vestem com o chamado "esporte fino" (é normal, porém, você encontrar passageiros vestindo trajes mais casuais, pois não se esqueça, todos estarão de férias). Uma antiga amiga, que trabalhou comigo em um navio, brincava que a primeira noite formal é Tchan, tchan, tchan, tchan!!! E a segunda, um simples Tchan!

Nas noites temáticas você irá ver muitos passageiros vestidos à vontade. Não se esqueça que costuma fazer frio dentro do navio, estando no Caribe ou Alaska (devido ao ar-condicionado), por isto, não é normal encontrar passageiros à noite de bermuda.

Roupa branca nunca falha em um cruzeiro.

Noites Temáticas mais comuns: Carnaval, Tropical, Latina, Formal, Country, Preto & Branco e Anos 50 & 60. "Use sua criatividade para as noites temáticas"

De Dia - Cruzeiro durante o Verão: Bem à vontade, com direito a sandálias, chinelos, bermudas, biquínis, camisetas e conjuntinhos. Alaska, Finlândia e Países Bálticos, frio, mesmo que o cruzeiro seja no verão.

De Dia - Cruzeiro durante o Inverno: Roupa de Frio, "óbvio não é ?!", contudo sempre bem a vontade: jeans, jaquetas, pullovers, etc. Todas as lojas em navios vendem roupas de frio com estampas do navio, principalmente se o cruzeiro for no inverno. Caribe, Bahamas, Golfo do México, Canal do Panamá, Nordeste Brasileiro e Pacífico Sul, normalmente estarão quente no inverno, porém vale a pena levar um pullover ou uma blusa de manga comprida.

De Dia Cruzeiro durante Primavera/Outono: Esta é a época mais complicada para se fazer um cruzeiro com referência a vestuário: frio pela manhã, calor à tarde e muito frio à noite. Mediterrâneo (entre Gibraltar e Sicília), Ilhas Canárias - Costa da África (entre Cidade do Cabo e Marrocos), USA (entre Carolina do Norte e Montreal no Canadá), Oriente (do Japão a Singapura), América do Sul "Atlántico" (de Buenos Aires a Porto Seguro), América do Sul "Pacífico" (de Terra do Fogo ao Chile).

Partida de um Porto: Todo navio faz uma festa no deck, ao lado da piscina, na hora da partida de um porto. Costuma-se ventar e esfriar um pouco, mesmo que seja em regiões quentes, como, Caribe, Flórida ou Nordeste Brasileiro.

Aproveite as tardes de primavera e outono, deitado em uma das espreguiçadeiras nos decks de fora, com um um bom livro ou quem sabe.... Uma boa companhia!

Medicamentos

Na recepção você irá encontrar aspirinas e remédios para enjôo. As enfermarias a bordo de navios normalmente são muito boas, com capacidade de se realizar pequenas cirurgias. De qualquer forma, se você estiver usando algum remédio com preescrição, leve-o, pois talvez não irá encontrá-lo a bordo. Vale a pena lembrar que os navios usam a tabela de preços da associação americana de medicina, uma consulta vale por volta de 60 dólares e se for fora do horário normal de atendimento tem um acrescimo de 30 a 40 dólares.

Notebook & Internet

Se você pretende levar o seu notebook e/ou impressora para trabalhar, está indo para o lugar errado. De qualquer forma, solicite a Recepção e eles emprestarão adpatadores e conexões para a sua tomada.
A maioria das Cias de Cruzeiro ainda não oferecem esse serviço a bordo. Outras, já oferecem serviço de e-mail para os passageiros e outras estão estudando a possibilidade de oferecer e-mail e internet no futuro. O melhor mesmo é procurar um cyber-café nos portos de chamada. Você irá encontrar um internet café em qualquer porto do mundo. Encontrei um até no porto de Viex-Fort no lado deserto da Ilha de St.Lucia - Caribe e na Cidade de Taroudant que fica a 100 Km de Agadir no interior do Marrocos. Alguns navios inaugurados à partir de 1998 oferecem internet aos passageiros.

Pagamento a bordo

Ao embarcar, o hóspede recebe um cartão magnético que será utilizado para pagamento das despesas a bordo. Na ocasião, define como serão quitadas as despesas efetuadas: em dinheiro (em dólar americano) ou com cartões de crédito com validade internacional. Não são aceitos reais, cheques ou cartões de débito automático.

Gorjeta

O costume internacional dar gorjetas ao pessoal de bordo e, em geral, elas são quantificadas por dia, por pessoa. Com o objetivo de facilitar e oferecer cada vez mais comodidade ao hóspede, elas podem ser calculadas e debitadas diretamente na conta de consumo a bordo.

Desembarque

Na noite anterior ao desembarque é preciso deixar as malas nos corredores, do lado de fora da cabine. Devido à semelhança entre malas, recomendamos lacrá-las e identificá-las com algum item pessoal, como fitas, etiquetas próprias etc., facilitando sua visualização no desembarque. Certifique-se de retirar a bagagem correta no porto.


Fontes:
http://bbel.uol.com.br/
http://www.cvc.com.br/
http://www.timetour.com.br/
http://www.viagensdenavio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário